Permaneça com seu Ser – Parte IV


Permaneça com seu Ser


Parte IV



Este é o quarto e último post da série Permaneça com seu Ser. Veja o primeirosegundo e terceiro.


************************************************************************


Pergunta: Consigo rejeitar apenas verbalmente. No máximo lembro-me de repetir a fórmula: “Isto não sou eu, isto não é meu. Estou além de tudo isto.”

Nisargadatta: É bom o bastante. Primeiro verbalmente, então mental e emocionalmente, e depois na ação. Dê atenção à realidade dentro de você e ela virá à tona. É como bater manteiga. Faça-o corretamente e constantemente e o resultado com certeza virá.

 

É mais fácil mudar que sofrer. Saia de sua infantilidade, isto é tudo.

 

Infantilidade é agarrar-se aos brinquedos, aos seus desejos e temores, opiniões e idéias. Desista de tudo isto e esteja pronto para que o real afirme a si mesmo. Esta autoafirmação é melhor expressa pelas palavras: “Eu Sou”.

 

Até agora você se considerou como sendo o mutável e ignorou o imutável. Vire sua mente ao avesso. Desconsidere o mutável e se verá como a sempre presente, imutável realidade, inexpressível mas sólida como uma rocha.

 

Você é consciente. Segure-se nisso.

 

O que eu digo é verdade, mas para você é apenas uma teoria. Como você saberá que isto é verdade? Ouça, lembre-se, pondere, visualize, experiencie. Também aplique na sua vida diária. Tenha paciência comigo e, acima de tudo, com você mesmo, pois você é seu único obstáculo.

 

Parece que você quer uma compreensão instantânea, e esquece que o instantâneo é sempre precedido por uma longa preparação. A fruta cai de repente, mas o amadurecimento leva tempo.

 

Afinal, o que estou lhe oferecendo é a abordagem operacional, tão comum na ciência ocidental. Quando um cientista descreve um experimento e seus resultados, normalmente você aceita suas afirmações com confiança e repete seus experimentos conforme ele os descreve.

 

Quem está disposto a aceitar o que estou querendo oferecer?

 

O que quer que a pessoa faça, se ela fizer com a intenção de encontrar seu Eu Real, certamente isto a levará para si mesma […] O que quer que você faça pelo bem da verdade, o levará à verdade. Apenas seja esforçado e honesto. A forma que isto toma raramente importa.

 

O fato de haver repetição, de contínuo esforço e de persistência e perseverança, apesar dos aborrecimentos, desespero e completa falta de convicção, são realmente cruciais.

 

Encontre a si mesmo. Esteja com seu próprio ser, ouça-o, obedeça-o, cultive-o, mantenha-o em mente sempre. Você não precisa de outro guia.

Enquanto sua necessidade pela verdade afetar sua vida diária, tudo está bem com você. Viva sua vida sem magoar ninguém. A inofensividade  é uma forma muito poderosa de Yoga e o levará rapidamente à sua meta.  É o que eu chamo de nisarga yoga, a Yoga Natural. É a arte de viver em paz e harmonia , em amizade e amor. Seu fruto é a felicidade, sem começo nem fim.

 

Não existe nada errado em repetir a mesma verdade muitas vezes, até que ela se torne realidade. As pessoas precisam ouvir as palavras até que os fatos lhes falem mais alto que palavras.



Related Posts with Thumbnails