
O CONHECIMENTO DE QUE “VOCÊ É” CRIA SEU MUNDO
(Trecho do livro “Além da Liberdade: Palestras com Sri Nisargadatta Maharaj, publicado pela Satsang Editora)
Maharaj: Você lembra do que falamos hoje de manhã?
Visitante: Sim, você está me levando ao ponto de percepção.
M: Nem esta ideia, nem este conceito estão certos. Assim como a doçura do açúcar está bem ali, em cada grão, o conhecimento do estado “Eu Sou” em você contém o universo inteiro. Não estou explanando este conhecimento em benefício de um ser humano envolvido com a mente-corpo, ele está sendo explanado para o estado de Divindade dentro de você.
V: Há comunicação em dois níveis?
M: Quando você veio aqui pela primeira vez, estava envolvido com a mente-corpo e a palestra foi então naquele nível. Agora estou explanando em relação a seu estado de Ser, o estado “Eu Sou” que, tendo criado o universo, habita em você como um resquício. O próprio cerne do conhecimento “Você é” contém o universo inteiro. Como exemplo, no mundo onírico o conhecimento “Você é” tem que estar lá, antes que o mundo onírico seja criado. Da mesma forma, o conhecimento “Você é” tem que estar lá para este mundo seu. O conhecimento de que “Você é” cria seu mundo.
V: Não entendo a tradução. É como se houvesse música na sala e eu fosse surdo e não conseguisse ouvir a música.
M: O surdo não deveria escutar música (risadas). Você é como uma pessoa que continua procurando a si mesma em cada canto e recanto da sala. Você procura uma coisa que já está dentro de você. Não conseguirá encontrar a Verdade Suprema procurando lá fora.
V: É como se você estivesse batendo na minha cabeça para me ajudar a lembrar.
M: Esta ideia sua também não está correta. Saia do senso físico. O corpo é feito dos cinco elementos, mas não é Você. O corpo que você acredita ser seu mundo todo não é permanente. Enquanto você se identificar com o corpo, será um indivíduo doente e ainda não estará pronto para a realização. Quando perceber plenamente que “Você é”, e que não é condicionado pela mente-corpo, será um com o mundo inteiro. O universo é criado só por este conhecimento.
V: Não consigo engolir o remédio que você está tentando me dar.
M: Você vai precisar meditar e recitar palavras sagradas, ou mantras, para eliminar o obstáculo de seu senso físico.
V: Você vai me dar um mantra?
M: Na verdade, não é necessário. Apenas observe o Ser e ouça o som que já acontece em seu interior. Parece que você não tem tempo para ficar quieto e parado. No momento você está muito apegado às sensações do mundo externo que recebe através do estado mente-corpo. Ignore as atrações externas e se interiorize. Então encontrará seu Eu Real. Você parece ter esquecido o que ouviu aqui pela manhã e agora está levantando novas questões.
V: Porque devo me fixar nas lembranças?
M: Quem está se fixando nas lembranças? O conhecimento “Você é” é mais sutil que o céu, então como pode a memória se fixar nele? Deixe estar.
V: Antes você falou de “acidentes” e tempos de vida. Você estava se referindo ao Bhagavad Gita?
M: Foi em referência à vida e à morte, não ao Gita. Quando falo, me refiro ao conhecimento “Eu Sou” e não a mim pessoalmente. Enquanto você estiver apegado ao corpo e com ele identificado, nunca terá paz. Mas depois que se livrar do apego ao corpo, poderá ser rei e regente do mundo e ainda estar em paz. Suponha que quando eu esteja falando, eu diga um palavrão. Você irá para casa e vai dizer: “Fui na casa de Maharaj e ele me insultou.” Não é mesmo? Mas se eu lhe disser que o conhecimento divino de que “você é” é o criador de seu universo e que, depois de criar, seu resquício fica gravado em você, você não vai lembrar ou entender o que eu lhe disse. Estou certo?
V: Sim e não.
M: Por que você está dizendo “sim e não”? Isto significa que você não tem fé em mim. Se não tem fé, pode ir embora.
******
Vendas pela nossa Loja Virtual.
Também disponível no formato e-book AmazonKindle.
Cadastre seu e-mail em nossos sites pra receber nossas newsletters www.satsangeditora.com.br e www.advaita.com.br
Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e confira nosso canal no YouTube.
Namastê _/\_
